O Au Pair in America é um programa de intercâmbio cultural, aprovado pelo governo americano, que oferece a oportunidade única de morar legalmente, por até 2 anos, nos Estados Unidos, com uma família americana e trabalhando para eles como babá. A au pair também estuda e recebe um salário semanal. É um programa exclusivo para mulheres em que a participante precisa ter experiência mínima de 200 horas com crianças. Não é exigido nenhum tipo de qualificação especial para participar, apenas alguns pré-requisitos regulares precisam ser preenchidos.
Fui participante do programa de Novembro de 2004 até Novembro de 2005 e certamente esta foi uma das experiências mais significativas da minha vida. O au pair in America é mais que um programa para aprender o idioma e ficar fluente, é uma experiência de vida, de crescimento. Abrimos nossa mente e enxergamos o mundo e a vida de outra forma.
Até hoje mantenho contato com a família americana com quem morei em Fairfax Station, na Virginia.
Há várias escolas de intercâmbio que fazem o programa; eu fiz pela escola experimento. No link abaixo é possível verificar os requisitos necessários para participar e também depoimentos.
Uma das etapas para se participar do programa é fazer o teste iTEP.
O iTEP (International Test of English Proficiency) foi desenvolvido pela Boston Educational Services a partir de 2002, nos Estados Unidos, e testa todas as habilidades da língua inglesa – audição, leitura, gramática, escrita e fala. Os testes avaliam o inglês em situações cotidianas no trabalho, em casa, socialmente e em viagens, ou seja, testam a habilidade de compreensão e de uma pessoa se comunicar no mundo real.
No link abaixo é possível baixar o manual com todas as informações que precisa sobre o teste e também o conteúdo de listening para prática que consta no manual.
Para você que tem o sonho de falar inglês fluente, morar um ano nos Estados Unidos com um preço acessível, o programa de au pair in America é excelente. Ele não é um programa de férias ou passeio, é um programa de trabalho e estudo e é importante que isso fique claro. Há vários blogs de meninas que foram ou são au pairs em que elas dão seus testemunhos de como é a vida de uma au pair. É importante saber disso para não se alimentar uma expectativa irreal quanto ao programa.
Como ex au pair eu digo: Não é fácil ser au pair. Não é fácil cuidar dos filhos dos outros, viver em outro país, em outra casa, longe de tudo e todos que são familiares a nós. Tudo muda, tudo é diferente. Mas se o tempo voltasse e eu tivesse que escolher ser au pair novamente, o seria com certeza. Porque as dificuldades não se comparam com os benefícios pessoais e profissionais que colhemos após e durante esta experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário